A dona da casa

sábado, 30 de julho de 2011

Dia do Cheesecake

Hoje, 30 de julho, é o dia nacional do cheesecake nos EUA!
Há alguns anos, cheesecake não era uma sobremesa muito comum no Brasil, aliás, até um pouco estranha (bolo de queijo? Doce?)... Mas foi se popularizando aos poucos e tomou gosto por lá também.
Aqui nos EUA é uma tradição, que vc pode encontrar em todos os lugares, de padarias e docerias a supermercados.
O cheesecake é, como o nome diz, um bolo à base de queijo, em geral cream cheese, que pode ou não ser assado, e pode ou não ser coberto com frutas ou geleias. Pode tb lembrar muito o nosso tradicional Romeu & Julieta, quando coberto com goiabada.
Já testei uma receita de cheesecake da Nigella Lawson (post de 6 de fevereiro de 2011), mas o resultado foi um verdadeiro desastre!
De qualquer forma, não deixei de adorar esse doce e, quando cheguei aqui, um dos itens da minha To Do's List era conhecer o verdadeiro cheesecake americano!
Em NYC, a Deli mais famosa pelos seus cheesecakes é a Carnegie Deli, em downtown.


Lá é possível encontrar cheesecakes de todos os tipos: simples (sem cobertura), coberto com mirtilos ou cerejas, cheesecake de chocolate ou cheesecake de morango.
Os cheesecakes da Carnegie Deli têm uma particularidade, eles são New York Style Cheesecakes, e, pelo que andei pesquisando, correspondem a um tipo de cheesecake que é assado e cuja base leva ovos, gema de ovo, cream cheese e heavy cream (veja NOTA 3), e cuja receita teve origem na cidade de Nova Iorque.
Eu provei o New York Style Cheesecake de morango da Carnegie Deli e devo confessar que não é nada parecido com os cheesecakes que já havia provado! É delicioso! Tão cremoso que parecia um Danoninho! E coberto com morangos frescos e geleia de morangos!
Na página da Carnegie Deli vc pode encontrar a famosa receita do cheesecake deles (http://www.carnegiedeli.com/recipe.php). Apesar de ter achado a receita um pouco complicadinha, compartilho com vcs a versão traduzida:

Para a base:
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1/4 xícara de açúcar
- 1 colher (chá) de raspas de limão
- 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
- 1 gema de ovo
- 1 tablete (1/2 xícara) de manteiga sem sal, que deve ser refrigerada e cortada em pedacinhos de cerca de 2 cm

Para o recheio:
- 570 g de cream cheese amolecido
- 3/4 xícara de açúcar
- 1 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
- 1 1/2 colher (chá) de suco de limão
- 1 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
- 3 ovos mais 1 gema
- 2 colheres (sopa) de heavy cream (veja NOTA 3)

Modo de fazer a base:

1. Coloque a farinha, o açúcar, as raspas de limão, o extrato de baunilha, a gema de ovo e a manteiga num recipiente grande. Com a ponta dos dedos, misture os ingredientes até que estejam homogêneos e possam tomar o formato de uma bola. Salpique um pouco de farinha, envolva a massa em papel manteiga e refrigere por pelo menos 1 hora.

2. Unte e enfarinhe o fundo de uma assadeira de fundo removível. Abra um pedaço da massa que possa cobrir o fundo da assadeira. A massa deve ficar da altura de uma massa de cookie (aprox. 0,6 cm). Asse a massa em forno pré-aquecido a 180ºC até que doure. Deixe esfriar. Unte os lados da assadeira. Cobra os lados da assadeira com o restante da massa. Retire os excessos de massa das bordas da assadeira.

Modo de fazer o recheio:

1. Coloque o cream cheese num recipiente grande e bata vigorosamente com uma colher de pau até que fique cremoso e macio. Acrescente o açúcar, uma colher de cada vez, até que esteja incorporado ao cream cheese. Acrescente a farinha, o limão, a baunilha, os ovos, a gema e o heavy cream. Misture até que todos os grumos tenham desaparecido.

2. Pré-aqueça o forno a 260º C. Coloque o recheio sobre a base e leve a assadeira ao centro do forno. Asse até que a massa obtenha uma tonalidade dourada escura. O bolo também deve começar a crescer um pouco. Deixe esfriar por 30 minutos e ajuste a temperatura do forno para 180º C.

3. Após o cheesecake esfriar por 30 min, retorne-o ao forno para o cozimento final (este é o processo que dará o formato ao cheesecake).

NOTA 1: O cheesecake é como um pudim, em que apenas os ovos lhe dão sustentação. Assim, quando o bolo estiver estufado ao centro e levemente crescido no meio e nas laterais, estará finalizado! O tempo de forno a 180º C pode variar (geralmente de 25 a 40 minutos) dependendo do seu forno.

4. Deixe o cheesecake esfriar na forma por pelo menos 2 horas antes de tentar removê-lo. Refrigere-o de um dia para o outro. Para uma melhor degustação, o cheesecake deve ser servido próximo à temperatura ambiente. Corte-o utilizando uma faca quente e molhada e limpe a lâmina cada vez que for cortar uma fatia.

NOTA 2: Se vc assar demais, o bolo irá rachar e ficará muito firme. Se vc assar de menos, o bolo ficará mole ao centro.

NOTA 3: O heavy cream é um outro tipo de laticínio comum em alguns países estrangeiros, como os EUA, e que não é encontrado no Brasil. Ele é utilizado com frequência para fazer chantili, mas não acredito que possa ser substituído pelo creme de leite fresco encontrado no Brasil, que tem uma consistência mais mole do que o heavy cream. Alguns sites especializados sugerem que cada xícara de heavy cream pode ser substituída por 3/4 xícara de leite + 1/3 xícara de manteiga derretida.

Pessoal, não custa avisar que nunca testei essa receita, apenas provei o cheesecake da própria Deli, portanto, não garanto que o resultado seja o mesmo. Mas não custa nada tentarmos futuramente, certo?

;-)

Abs e até a próxima!

2 comentários:

  1. Cris, parece bem interessante. Eu fiz aquela do blog q vc me indicou e ficou mt boa, mas acho q assei demais. Será que o heavy cream é essencial?

    Vou tentar...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Edi!
    Eu sinceramente achei essa receita muito complicada, mas como o cheesecake dessa deli é realmente ótimo decidi traduzir o passo a passo do site deles.
    Talvez o heavy cream não seja essencial, mas depois me conta se funcionou!
    Bjocas!

    ResponderExcluir