A dona da casa

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Pastéis de Nata ou de Belém?

Olá, pessoal!
Este post vem direto de terras portuguesas!
Hoje trago a vcs mais uma experiência gastronômica alhures.
Trata-se de um doce típico da terrinha que, à primeira vista, pode causar certa confusão por ser conhecido de duas formas diferentes.
O pastel de nata, também conhecido como pastel de Belém, é uma tortinha folheada a base de leite, ovos e açúcar, assada, e sempre acompanhada de canela para polvilhar.
Já tinha comido o pastel de nata no Brasil, claro, mas queria conhecer o original! ;)
O primeiro a ser provado foi o da Pastelaria Casa Brasileira, no bairro da Baixa, em Lisboa, considerado pelos usuários do TripAdvisor, como um dos melhores pastéis de nata de Lisboa.
Aqui cabe um parêntesis aos brasileiros que estejam conhecendo Portugal e suas idiossincrasias pela primeira vez. Nosso idioma é o mesmo, mas certas coisinhas têm diferentes apelidos. A pastelaria, no caso, pode ser um sinônimo para nossa tradicional padaria ou para doceria, ok? Daí vem o fato de que "pastel de nata" é o mesmo que "doce de nata"!




Voltando à degustação do pastel de nata da Casa Brasileira, o doce estava gostosinho, sim, mas não posso deixar de dizer que estava frio e meio molengo.
segundo pastel de nata que provei foi o da tradicional Casa Pastéis de Belém, no bairro de Belém, Lisboa.
Para efeitos de explicação, o pastel de nata é o nome genérico do docinho. O pastel de Belém é aquele exclusivamente  feito na Casa Pastéis de Belém, ok?

A Casa Pastéis de Belém é uma doceria tradicional portuguesa fundada em 1837, localizada no bairro de Belém, em Lisboa, e reconhecida mundialmente pela produção do pastel de nata, quer dizer, de Belém! :)





Aqui, a experiência foi bem diferente. O doce veio quentinho e muito crocante!



Seguiu realmente o que muitos nós disseram: não dá pra comparar o pastel da Casa de Belém com os pastéis de nata que comemos por aí.
Fica a dica!
Estando em Lisboa, não deixe de dar uma passadinha aqui.


Abs, pessoal!



Nenhum comentário:

Postar um comentário