A dona da casa

domingo, 27 de maio de 2012

Feijuca dos Rauen


Ontem teve feijoada para receber os amigos aqui em casa!
Já não era a primeira vez que eu fazia uma feijuca, mas com certeza foi a primeira para tanta gente!
Nove amigos apareceram para o almoço num dia friozinho do inverno petropolitano.
O menu foi bastante simples, mas ficou muito bom!
Feijoada, arroz soltinho, couve refogada, molhinho de pimenta e vinagrete.
A minha feijoada é aquela magra, sem partes de porco que não sejam a costelinha. Não gosto de orelha, rabo, nariz e demais partes gordas do porco na feijuca. (Neste aspecto, creio que sou a ovelha negra da minha família. Lembro-me de que, quando criança, fazíamos feijoada para a família toda na casa da minha avó e que presenciávamos brigas engraçadas entre tios para decidir quem ficava com o rabo do porquinho, tadinho... rs!) Então, fomos de paio, linguiça calabresa e costelinha defumada apenas.
Para 10 pessoas, cozinhe 4 xícaras (chá) de feijão preto.
Refogue o feijão cozido no azeite, pouco sal, cebola e alho a gosto. Amasse o feijão para ele ir formando um caldo grosso.
Acrescente aos poucos água fervente, os pedaços de paio, linguiça e costelinha, folhas de louro e deixe ferver e engrossar.
Vá provando e acertando o sal. cuidado, porque é muito fácil deixar a feijoada salgada demais, já que a maior parte dos ingredientes é conservada no sal.
É basicamente isso.
Viram como é fácil?
Enquanto a feijoada vai engrossando, prepare o arroz, a couve refogada, o vinagrete e o molho de pimenta com o caldo da feijoada misturado a pedacinhos de pimenta dedo de moça sem as sementes.
Fica uma delícia e tenho certeza de que seus amigos vão adorar!
Abs!

2 comentários: