A dona da casa

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Bolo de banana da Vó Therezinha

Não tenho dúvida de que, em se tratando de culinária, alguns ditos populares são mais do que verdadeiros!
"A prática leva à perfeição"...
"É errando que se aprende"...

Vcs já estão cansados de ver aqui no Recebendo Amigos quantas e quantas vezes eu testei receitas que deram errado e quantas outras eu fui aperfeiçoando.
Já disse num post anterior que sou muito "obediente" quando testo uma receita, sempre procurando seguir direitinho o passo a passo, e, como bem apontou minha amiga Edi num dos comentários aqui no blog, deixo de seguir minha intuição. "Acrescentar um tantinho disso à receita, não exagerar tanto naquilo que a receita pede"...
Minha vózinha, que é expert na cozinha, raramente abre uma receita. É tudo prática e intuição mesmo.
Um dia a gente chega lá. Mas enquanto isso, vamos nos divertindo, praticando e aprendendo!

Em homenagem à Dna. Therezinha, esta é mais uma para a série "Receitas de Família" (que, pra mim, não têm erro!)!



Esse bolo de banana é fofinho e sempre dá certo.
Vc vai precisar de:
- 6 bananas maduras
- 4 ovos (separar claras das gemas)
- 1 xícara (chá) de óleo (usei de soja mesmo)
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de farinha de rosca
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- misturinha de açúcar e canela para cobrir após assado
Bata no processador as bananas previamente cortadas em fatias, as 4 gemas e o óleo.


Na batedeira, bata as claras em neve.
Enquanto isso, numa tigela à parte, acrescente o açúcar e a farinha de rosca à mistura de bananas.
Acrescente as claras em neve e o fermento.
Mexa delicadamente incorporando as claras para ficar fofinho.
Dica: para não errar nas claras em neve certifique-se de três coisas i) os ovos não estão velhos, ii) a tigela da batedeira está bem limpa (a gordura não deixa a clara se formar), iii) não tem nenhum pouquinho de gema misturada nas claras. Dá certinho! E vc consegue aqueles picos bonitos de neve.
Coloque a massa numa assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 35-40 minutos ou até o teste do palito funcionar.
Depois de assado, retire o bolo do forno, espere esfriar, fatie-o e jogue a misturinha de canela e açúcar sobre as fatias.
Espero que gostem! ;)

PS: Vó, saudades de vc!
Te amo!!

Um comentário: