A dona da casa

domingo, 23 de agosto de 2015

Cuca - Pão Kuchen

Esta é mais uma receita da série "Receitas de Família": a cuca, ou pão Kuchen, como chamava minha vó!


A cuca é um pão doce de origem alemã com essa farofinha típica por cima.
Em casa, minha vó sempre fazia para acompanhar o cafézinho da tarde, mas dessa vez fiz para acompanhar o churrasco de uma amiga querida que disse ser tradição no Rio Grande do Sul!
Isso mesmo! Diz ela que no sul come-se cuca com a carne do churrasco! 😋
Para a massa de 2 cucas, vc vai precisar de:
- 1/2 kg de farinha de trigo (4 xícaras mais 2 colheres de sopa)
- 300 ml de leite morno (1 e 1/2 copo)
- 1 pacote de fermento biológico seco (ou 2 tabletes de fermento fresco - 30g)
- 2 colher de sopa de manteiga
- 2 ovos
- 6 colheres de sopa de açúcar 
- 1 colher de sobremesa rasa de sal
Para a farofa que cobrirá as 2 cucas:
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de manteiga 
- 1 colher de chá de canela em pó

PREPARAÇÃO DA MASSA
Dilua o fermento em meio copo de leite morno.
Adicione essa mistura aos demais ingredientes da massa já separados no bowl da batedeira.
Bata a massa na batedeira com o gancho próprio para massas até formar uma mistura homogênea.


Vc notará que a massa ficará bem elástica e não muito consistente. Vá em frente! Vc estará no caminho certo! 😃
Divida a massa em duas formas de pão inglês previamente untadas e enfarinhadas.
Deixe a massa crescer por pelo menos 30 minutos. Eu geralmente deixo as formas dentro do forno desligado durante esse período.

PREPARAÇÃO DA FAROFINHA
Misture os ingredientes com as pontas dos dedos até formar uma farofa! 
Cubra as duas cucas com a farofa. 
Ligue o forno a 220 graus e leve as cucas para assar por 30 a 40 minutos.


Prontinho!
As cucas ficarão com uma massa pesada e aerada. Uma delícia! 
Espero que o pessoal do churras tenha gostado! E que as amigas tenham ficado um pouquinho mais perto das lembranças de casa...


Eu, do meu lado, com certeza fiquei com um pouco da lembrança do gostinho do pão da minha vó Therezinha...! 
Abs, pessoal! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário