A dona da casa

domingo, 8 de abril de 2012

Cuscuz Nordestino

Finalmente, matei a vontade!
Os queridos Bruno e Rayssa vieram aqui em casa me ensinar a preparar o tradicional cuscuz nordestino nessa cuscuzeira fofa que trouxeram para mim diretamente de Recife!
De acordo com eles, como o sistema da panelinha é o de cozimento a vapor, legumes também podem ser preparados nela. Adorei!


O cuscuz nordestino é super simples, pessoal, e bastante versátil.
Pode virar um simples "bolinho" de milho, que vc come com manteiga ou margarina, ou um lanchinho recheado de presunto e queijo (como o que fizemos), camarões, frango etc.
Muito equivocadamente, achava que o cuscuz nordestino era preparado com a mesma farinha de milho que usamos para fazer o cuscuz paulista.


Ledo engano. Para o cuscuz na cuscuzeira, o correto é o flocão de milho. (E ainda bem que eles tinham trazido o flocão aqui pra casa!)


Para o preparo, o segrego, de acordo com a Ra, está no momento de hidratar os flocos de milho. Eles não podem ficar nem pouco nem muito encharcados. Para 4 pessoas, o ideal são duas xícaras (chá) de flocão.
Vá adicionando água aos poucos e mexendo até que todos os flocos tenham incorporado a água.
Prepare a cuscuzeira, adicionando água no fundo da panelinha deixando 2 dedos de espaço entre a água e o suporte do cuscuz.
Coloque metade dos flocos hidratados no suporte do cuscuz, adicione o recheio e cubra com o restante dos flocos.
Leve ao fogo por 10 min.
Vc vai sentir um cheirinho de bolo de milho pela cozinha.
Neste momento vc saberá que o seu cuscuz está prontinho.
É só servir.


Nós adoramos o presente e a cia, Bruno e Ra!
Até a próxima!

Um comentário:

  1. Cris querida, você tem o dom de transformar coisas simples em elegantes, a descrição foi perfeita!!!!Como sempre adoramos, é sempre bom estar com vocês.
    "Thanks God" por ter amigos assim (essa gracinha foi Bruno) =***

    ResponderExcluir