"Coloca um molhinho aí pra dar um 'tcham'!". Essa sou eu em qualquer pitaco de receita que dou.
Para mim, o molho dá aquela finalização especial pra qualquer prato. Doce ou salgado!
Para este domingo, selecionamos uma maminha ao forno. Maridão adora uma carninha assada. Eu, nem tanto.
Então, para deixar a carne mais incrementada e menos ressecada ao sair do forno, fui atrás do grande desafio dos cozinheiros iniciantes: o molho holandês, a base do famoso (e temido!) molho Béarnaise.
A diferença entre o molho holandês e o bernaise é que o primeiro é finalizado com suco de limão, enquanto o segundo, com ervas.
Esses molhos são mesmo desafiadores porque a base deles leva gemas, que, quando aquecidas, sempre insistem em sair do ponto ou talhar. Por isso, nunca tinha tentado fazer uma receita deles antes.
Hoje foi o grande dia! E não é que o molho deu certinho? E ainda por cima foi sucesso com a maminha assada!
Para a maminha assada para duas pessoas, vc vai precisar de 400 g de uma peça boa de maminha e sal grosso (Os entendidos dizem que a média de gramas de carne por pessoa é sempre de 200 g cada. Aqui em casa sempre dá certo!).
Cubra toda a carne com o sal grosso (Não fique com medo de estar exagerando. Ela deve ficar com uma capa de sal grosso mesmo.) e leve-a ao forno a 230º C por cerca de 40 minutos (Não esqueça de, de vez em quando, ver se a carne está no ponto. Não deixe-a ressecar demais.).
A receita do molho foi baseada na do site Panelinha (que eu adoro! Passa lá!):
(http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=843)
- 1 colher (sopa) de vinagre de maçã
- 1 colher (chá) de pimenta do reino moída na hora
- 2 gemas
- 2 colheres (sopa) de água
- 200 g de manteiga
- suco de 1/2 limão
- sal e pimenta do reino a gosto para temperar o molho ao final
Em uma panela pequena, leve o vinagre e a pimenta moída para o fogo.
Quando começar a ferver, retire a panela do fogo e coe o vinagre, desprezando a pimenta do reino.
Em seguida, derreta a manteiga em fogo baixo.
Enquanto isso, numa tigela e utilizando um fouet (aquele batedor de molhos, similar à pá para fazer claras em neve da batedeira), bata as gemas, com a água e o vinagre por 3 min, até atingir uma mistura espumosa.
Leve essa mistura ao banho maria sem parar de mexer. Esse é o momento mais crítico da receita, pois a tigela deve ser encaixada numa panela com um pouco de água, mas não deve tocar a água, pois esse banho maria é realizado apenas com o vapor da água, que nunca deve ultrapassar 60º C (ou seja, uma temperatura que seja suportável ao toque).
Mexa constantemente a mistura e vá acrescentando a manteiga aos poucos, derrubando-a na tigela na espessura de um fio.
Continue mexendo por cerca de 5 min ou até que a mistura se torne espessa, mas não bata demais para não talhar.
Assim que a mistura obtiver a espessura de um molho, retire-a do fogo e tempere com o suco de meio limão, sal e pimenta do reino a gosto.
Fatie a carne, arrume-a numa travessa de mesa, despeje parte do molho sobre ela e sirva acompanhada de batatinhas fritas, que também ficam uma delícia com o molho holandês!
Abs e até a próxima!
PS: Agora que aprendi a receita do molho holandês, ninguém mais me segura com os ovos beneditos (eggs benedict). Me aguardem!!
Cris, eu tb faço esta receita da panelinha. Sabe que o que faço para não ter erro? Uso a batedeira. Ligo-a numa tomada perto do fogão e peço para o Dan ir pingando a manteiga. Não talha de jeito nenhum!
ResponderExcluirEdi e suas ótimas (e práticas!!) dicas!
ResponderExcluirObrigada, querida!