A dona da casa

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Pato com Laranja do Claude

Olá, pessoal!
Vcs sabem que sou fã do programa Que Marravilha! do GNT e do seu apresentador, Claude Troisgros, certo?
Aproveito cada visita dos amigos para testar alguma receitinha dele e da última vez testei a trabalhosa, mas recompensadora receita de pato com laranja!
Imaginava que seria como o tradicional pato laqueado, muito comum e apreciado pelos franceses. Mas, apesar da calda de laranja, o sabor é bem diferente, carregado nas especiarias.
A receita e o vídeo com as explicações (fundamental ao preparo!) estão em:
http://gnt.globo.com/platb/quemarravilha/2010/06/03/pato-com-laranja/
Minhas opiniões sobre esta receita:
- ingredientes: foi difícil achar o pato. Encontrava facilmente o marreco recheado congelado nos supermercados. Foi só na terceira tentativa que encontrei o bichinho (infelizmente, congelado também).
Os demais ingredientes foram fáceis de encontrar.
O resultado é uma mistura de sabores que vale a pena!
- tempo de preparo: muito longo! Me atrapalhei com o fato de que seria necessária uma panela de mais de 5 litros de capacidade (que eu não tinha!), pois em determinado momento da receita o pato (de 2,5 kg) deve ser cozido em 3 litros de caldo de especiarias.

Se vc quiser testar a receita, fique atento a isso!
Além disso, são muitas as etapas de preparação, então, para não se atrapalhar muito, deixe os ingredientes separados e já picadinhos.
- pontos fortes do prato pronto: a farofa! Delicinha! Ficou bem molhadinha e no tempero certo! A montagem do prato tb é linda!
- pontos fracos: a carne do meu pato ficou um pouquinho dura, mas o pior foi que as minhas laranjas confitadas amargaram! Se fossem misturadas à farofa, provavelmente teriam estragado o prato.
Na receita, cortam-se três laranjas em tirinhas bem fininhas e deixa-se cozinhar no caldo de especiarias por 30-40 min.

Antes de enfeitar o prato com as laranjas confitadas, prove-as. Se estiverem muito amargas, meu conselho é deixá-las de lado...
Ao final, vale a pena!

O mais importante de tudo é que os amigos saíram super satisfeitos.
E eu, feliz!
Até a próxima!

Um comentário: