A dona da casa

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Corrida 5km McDonalds Brasília - Minha primeira corrida de rua!


Sempre gostei de caminhadas. Especialmente ao ar livre.
Gosto daquelas longas que dão tempo pra gente pensar bastante, colocar as ideias no lugar e liberar um pouco de serotonina pra chegar em casa mais feliz! :)
Comecei a correr há bem pouco tempo. Cerca de 3 meses. E na esteira da academia mesmo.
Criei meu próprio estilo de treino. Intervalado. 4 min de trote (a 5,5 km/h) seguidos de 2 min de corrida (a 7,5 km/h) durante 60 min.
No começo achei que nunca iria conseguir correr mais do que esses dois minutos. Sério. Parecia demais!
Só que depois de 2 semanas nesse treino "inventado" meu corpo começou a pedir mais corrida.
Parecia vício, ou instinto mesmo.
Troquei o treino para 3 min de trote e 3 min de corrida, também por 60 min.
Gostei! Eu podia correr mais!
Até que um belo dia eu já conseguia correr 20 minutos ininterruptamente! E depois 25, 30... Até enfim correr meus primeiros 5 km!!
Minha marca ainda é ruim (pelo menos quando comparada àqueles que conseguem fazer 5 km em meia hora - gente comum mesmo, não atleta).
O meu melhor tempo, por incrível que pareça, aconteceu na minha primeira corrida de rua.
Me inscrevi na edição desse ano da maior corrida feminina da América Latina: a Corrida 5km do McDonalds.
Foi uma experiência incrível!
Ainda não tinha testado os meus treinos de esteira na rua e, por isso, estava super insegura se iria conseguir correr durante todo o trajeto. 
As condições da corrida ao ar livre são bem diferentes daquelas na academia. Tem a questão do ar condicionado, da inclinação da pista, das condições do asfalto...
Enfim, minha ansiedade era imensa para saber como seria meu desempenho!
Peguei meu kit no sábado.

Kit da Corrida 5km McDonalds (camiseta, número de
inscrição, sacolinha e chip)
A empolgação aumentou! Tudo era novo.
Coloquei o número na camiseta e o chip (o que era aquilo?!) no tênis.

Bolota fuçando no chip que coloquei no meu tênis
Tudo arrumadinho para a prova. 
Na noite anterior me alimentei bem, não tomei meu vinhozinho do sábado à noite e fui dormir cedo.
Apesar de a corrida ser apenas para mulheres, o maridão quis me acompanhar. 
Acordamos bem cedinho no domingo, tomamos nosso café da manhã bem rápido e mesmo assim acabamos saindo um pouco atrasados. :(
Mas deu tudo certo!
Chegando na Torre de TV de Brasília, ponto da largada, estava tudo super organizado e muito animado!!


Grupos de amigas, casais, crianças e até cachorros acompanhando suas donas.
Deu até pra pegar a sessão de alongamento.



Depois dela, foi dada a largada!



Frio na barriga, excitação!
Que bacana!
Alguns dando um tiro, outros optando pelo trote. Maridão correu ao meu lado e me incentivou durante todo o trajeto.


Passando pelo Estádio Mané
Garrincha, logo no começo da prova
Eixo Monumental - Muito sol e
calor mesmo antes as 8h da manhã
Subidinha do Eixo Monumental -
passando pelo Palácio do Buriti,
sede do governo do DF
Continuando a subida, agora
próxima ao Monumento JK
A parte da subida, primeiro trecho, foi angustiante. Estava muito seco e já fazia muito calor para o horário aqui em Brasília, o que deixou a respiração mais difícil e a garganta seca. 
No 2,5 km, na praça do Cruzeiro, finalmente avistamos os postos de distribuição de água!! 
Isso significada que já (ou ainda !) estávamos na metade do percurso, e que agora viria o trecho da descida. Ufa!

Eixo Monumental sentido Torre de
TV. Trecho de declive da corrida.
Ao invés de ser o trecho que imaginei mais fácil, estava enganada. Nessa etapa do percurso, o sol estava bem na nossa direção e atrapalhava pra caramba!
Chegar ao 4 km foi um sofrimento. Por alguns segundos achei que fosse ter que caminhar...

Km 4 do percurso. Já próxima à
Torre de TV.
Mas a vista da Torre de TV me incentivava! Era o meu oásis, e estava a menos de 1.000 m de mim!


André me ajudava com palavras de incentivo o tempo todo. Acho que percebeu minha aflição.
Minha lombar doía enquanto eu só pensava que não poderia correr, correr e morrer na praia... Ia cruzar aquela linha de chegada correndo de QUALQUER JEITO!
E foi então que aquela droga daquela curvinha que me levaria a ela chegou!
Nessa hora André gritou "Vamos! Agora dá um sprint!". 
Senti vontade de matá-lo. Como ele podia pensar em acelerar naquele momento? Eu estava acabada!!
Mas quando eu vi que o mostrador de tempo indicava que eu estava a menos de 40 minutos da linha de chegada, eu corri como nunca corri na vida!!
Em geral, na esteira, faço 5 km em 43 a 45 min!
Ah, eu ia fazer o meu melhor tempo de todos!! 
E cruzei!! Cruzei a linha de chegada!



Que sensação maravilhosa!
Os músculos da perna tremiam, mas não conseguia parar de rir!
Superação. 
Como é boa essa sensação.

Maridão e eu (vermelha feito
pimentão!) com a medalha

Após a prova, os organizadores nos encaminharam o nosso tempo exato de corrida (era para isso o tal do chip, então!). O meu foi de 39'20"! 
Fiquei super satisfeita com tudo.
Que venham mais corridas!
Depois dessa minha primeira corrida de 5 km só preciso ainda entender como é que tanta gente enfrenta os 42 km de uma maratona!
Será que um dia ainda descubro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário