A dona da casa

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Receitas de Natal que nem sempre dão certo (e aquelas em que vale a pena continuar investindo!)

O natal deste ano (quer dizer, do ano passado já! :-O ) foi na minha casa.
Estava super ansiosa por este dia, pois iria receber a família querida, os amigos, enfeitar a casa e cuidar de todo o menu!
Como devem saber, uma das coisas de que mais gosto de fazer na hora de receber amigos é testar novas receitas, ainda mais aquelas assinadas por mestre cucas experientes!
O menu foi escolhido com carinho, sem abusos e exageros (como é comum na minha granda família italiana!), composto do peru, ganhado da firrrrma, do tender, que é do agrado de todos sempre, da farofa e do tradicional salpicão.
Escolhi como opção do recheio e da farofa essa receita aqui do Jamie Oliver (http://gnt.globo.com/receitas/Aprenda-a-fazer-o-recheio-para-aves-do-Jamie-Oliver.shtml - fonte: GNT).


Confesso a vcs: não gostei do resultado. Não ficou uma farofa, mas sim um bolo de carne com sabor cítrico acentuado. Ao final, cheguei à conclusão de que deveria mesmo era ter feito a receita natalina da farofa da minha mãe...
De qualquer maneira, o peru ficou gostoso e bem enfeitadinho, com figos em calda e fios de ovos (adoro a misturinha do doce com salgado dos pratos de final de ano!).
Outro teste que deu errado foi o da calda do tender.
Colhi ideias de diversos sites diferentes de culinária e, como não queria perder muito mais tempo nos pratos principais, optei por uma calda simples indicada por um deles, de 4 colheres (sopa) de mel e 4 colheres (sopa) de mostarda.
O resultado ficou, digamos, so so... E fiquei com a sensação de que poderia ter incrementado mais, afinal, acredito que o tender foi a grande expectativa da noite!
Enfim, o que me deixou realmente satisfeita foi o nosso salpicão!
Essa é receita de família, que não deixamos de fazer um aninho sequer e que todo mundo pede repeteco.
Na minha opinião, o toque desta receita é o peito de frango defumado, que deixa um gostinho todo especial. Ela leva:
- 1 peito de frango defumado desfiado (é chatinho desfiar carnes, eu sei, mas fica bem melhor do que frango picadinho! Acredite-me!)
- 1 lata de milho verde escorrida
- 1 cebola pequena picada
- 1 cenoura cozida em cubos
- 100 g de azeitonas verdes picadas
- 200 g de uvas passas sem caroço
- 100 g de salsão picadinho
- pimentões (verde, vermelho e amarelo) picados (pra mim, quanto mais colorida, melhor!)
- salsinha picadinha
- 1 pote pequeno de maionese (usei a light)
- sal e pimenta do reino a gosto
- batata palha para enfeitar
Misture tudo e leve ao refrigerador com antecedência.
Na hora de servir, coloque a batata palha ao redor do salpicão.
Na ceia do ano que vem, seja ela em casa ou não, testarei novas opções de calda para o tender com mais antecedência! E prometo que volto a investir na farofa da mamãe! Ah, e claro, repito o salpicão!
Abs a todos e um ótimo comecinho de ano novo!

2 comentários:

  1. Cris, o Dan inventou de comer peru no natal de todo o jeito este ano (ou ano passado). Detalhe: eram 3 da tarde do dia 24 e estávamos somente eu, ele e a Carlota numa cabana no meio da floresta...haha. Fomos procurar o peru e saímos do mercado as 5 da tarde com o menor peru (sem tempero) que encontramos (4 quilos!) e eu com o desafio de nunca ter feito peru da vida. Pensei no recheio do Jame Oliver, mas fiquei com preguiça pq somente o peru já tinha mt carne. Enfim, temperei com o que tinha, forrei a forma com bastante legumes para ter base para o molho etc. Resultado: o Dan disse q foi o melhor peru que comeu na vida e como ele comeu mais de 1 quilo de carde sozinho eu acredito...haha. Depois de dois dias, sobraram somente restos das coxas e das asas que depois se tornaram uma bela torta para um casal de amigos que não teve natal. Lição aprendida: temos que seguir nossa intuição que vai dar certo.

    ResponderExcluir
  2. Edi, que bacana o seu comentário!!
    Deve ter ficado uma delícia mesmo.
    Vc tem TODA razão! Seguir a intuição é a melhor forma de enfrentar a cozinha, minha amiga!
    Eu deveria fazer isso mais vezes. Acho que sou muito "obediente" ao testar receitas... Hehehe.

    ResponderExcluir